A sua lista de compras está vazia.
Impressão Régia, Lisboa, 1810. In-8º de [127 págs] numeradas de 109 a 238. Exemplar em brochura, tal como saiu, apenas com os cadernos cozidos entre si. Margens intactas. Impressão sobre papel de boa qualidade, mantendo a sua sonoridade original.
Exemplar com carimbo de posse a óleo, do imponente bibliófilo e filósofo Prof Joaquim de Carvalho.
Obra elaborada a partir Das Memorias para a Historia do Jacobinismo do Abade Barruel, e publicada em Portuguez para confusão dos Impios, e cautéla dos verdadeiros amigos da Religião, e da Patria.
Trata-se da parte II da mesma obra, publicada em 1809, cuja numeração é corrida a partir da primeira parte (sairam ao todo seis partes até 1812).
Inocêncio (IV, 209) diz-nos que " ... ainda não está de todo liquida a parte que a J. Agostinho de Macedo coube n'esta publicação. No opúsculo Os Sebastianistas (parte2ª, pág. 15) diz elle, que só o segundo volume é seus, sendo o primeiro de uma douta penna ...".
José Agostinho de Macedo é pseudónimo de António Bernardino Cerqueira Lobo (1761-1831) foi também um feveroso adversário das filosofias da Revolução Francesa, combatendo em Portugal o jacobinismo e o Maçonismo dos chamados "livres-pensadores" ou "pedreiros-livres". Em 1809, publicou "O segredo revelado", referindo-se à conjura Cacouac "L'Affaire des Cacouacs" - destacando os conspiradores Voltaire, D'Alembert, Frederico II, rei da Prússia, e Diderot. Na presente obra encontram-se trechos traduzidos e publicados a partir de Mémoires pour servir à l’histoire du Jacobinisme de Augustin de Barruel, de quem já se fazia sentir as suas ideias anti-macónicas em Portugal (uma obra de sua autoria já havia sido vertida para o português entre 1795-97, traduzida por *** M. B, iniciais de frei Mateus de Assunção Brandão e impressa no Porto) cuja ideia principal de Barruel, era a da conspiração maçônica: “Porque a forma Constitucional que serve d’ensaio para aniquilar o governo monarquico, chegando a realizar-se, segundo os intentos e o voto constante dos sofistas e Pedreiros Livres com a aparencia de democratica para lisongear a vaidade do povo, será realmente aristocrática e fundará o patrimonio dos que mais arte tiverem para iludir o povo”.
Tal como nos diz JAM no frontspício, a confusão proposital é a base de toda obra denominada O Segredo Revelado ou Manifestação do Systema dos Pedreiros Livres, e Illuminados e sua influência na fatal Revolução Franceza, extraída das Memórias para a História do Jacobinismo do Abbade Barruel com o único objetivo de causar confusão aos ímpios e expor aos verdadeiros amigos da Religião e da Pátria as maldades cometidas por esta "seita", cujo único fim era aniquilar toda, e qualquer Religião, principalmente o Cristianismo, assim como promover a derrubada dos Tronos e acabar com a Sociedade Civil. Assim, José Agostinho de Macedo inicia a obra explicando que Jacobino, “no
decurso desta obra”, era “todo homem iniciado nessa igualdade, e liberdade desorganizadora, que produziram todas as maldades, e todos os desastres da Revolução Francesa”.