A sua lista de compras está vazia.
Coimbra.1941. In-8º de (6)-181-(1) págs. Brochado. Exemplar em magnífico estado de conservação, quase "mint-condition" não fosse o ligeiro e insignificante amarelecimento das capas de brochura na lombada. Miolo imaculado, muito limpo e fresco.
O livro Montanha publicado em 1941, foi logo apreendido pela polícia política. Em carta de Abril desse ano, Vitorino Nemésio, solidarizando-se com o amigo, escreveu a propósito dessa apreensão: «Acho a coisa tão estranha e arbitrária que não encontro palavras. De resto, para quê palavras se nelas é que está o crime?».
Montanha é um livro composto por 23 contos, que descrevem e demonstram os comportamentos, as emoções e as gentes de uma aldeia transmontana durante o regime ditatorial fascista de Salazar. Neste mesmo ano, Torga publica ainda outros diversos livros: o volume primeiro do Diário, o volume de teatro Terra Firme-Mar e este de contos Montanha. Em 1955, o autor faz uma nova edição (a segunda) no Rio de Janeiro, com o título Contos da Montanha, que circula clandestinamente em Portugal. Este título é dos muito poucos de toda a sua obra que apresenta a capa de brochura ilustrada.
PRIMEIRA EDIÇÃO desta apreciadíssima obra e apreendida pela PIDE aquando a sua distribuição.
O bom estado de conservação aliado à raridade da obra tornam esta espécie bibliográfica extremamente rara e PEÇA DE COLECÇÃO.