Cartão (12,2 x 9,5 cm) manuscrito frente e verso, autografado, dirigido a Ivo Cortesão. Apresenta uma data de 31 de Janeiro de 1972. Conversa subscrito.
José Fernandes Fafe é diplomata e escritor. Nasceu no Porto em 1927 e formou-se em Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Com diversas obras publicadas nas áreas da poesia, ensaio e romance, Fernandes Fafe é autor da primeira biografia de Ernesto Ché Guevara ("De Cuba al Terzo Mondo") editada pela Mondadori em finais da década de 60. Embaixador de Portugal, representou o seu País em Cuba, México, Cabo Verde e Argentina. Noutro âmbito, é considerado como o "mentor" da chamada "Esquerda Liberal" portuguesa, sendo o seu livro "A Esquerda, a nova e a eterna" considerado como uma referência incontornável para muitos.
"Meu prezado amigo Pois claro que há "pelouros" nas Iniciativas. Ao ivo por exemplo corresponde o da Revisão do Dicionário de Literatura. Eu não quis, nem quero magoá-lo. Coisas que o aborreçam deve ter v. (e eu também). Há um assunto em que um inquieto não põe o coração (por ex. o da venda dos Dicionários) e portanto trata com uma certa racionalidade que não significa menos consideração. Peço-lhe que compreenda isto. Fazendo votos pelo rápido restabelecimento da D. Irene."