



![ALMANACH ENCYCLOPEDICO. [Para 1896 (e 1897)] Com um extenso prefacio por Eça de Queiroz.](https://cdn.livrariamigueldecarvalho.com/book/0000000015257/15257_1.jpg)











A mostrar um total de 15 obra(s)
Descrição:
Na Offic de Antonio Vicente da Silva, Lisboa. 1760. In-8º de (32)-475 págs. Encadernação do séc. XIX, meia francesa em pele castanha com rótulo de ordem de estante na lombada. Carimbo de posse a óleo no frontspício e ante-rosto, coevo à encadernação. Mantem a sonoridade original do papel saudável.
QUARTA EDIÇÃO, muito rara desta muito importante obra da bibliografia brasiliana, considerada por alguns bibliografos o PRIMEIRO ROMANCE BRASILEIRO (no domínio do romance alegórico de fundo moral e espiritual, bem ao gosto do barroco) em que descreve, de forma devocional, a vida quotidiana da Bahia e de Minas Gerais durante o período do ciclo do ouro brasileiro.
Inocêncio, VI, 315 e XVII, 214;
Borba de Moraes in Bibliographia Brasiliana (1983);
Palmira Morais Rocha Araújo, in Dicionário de Autores no Brasil Colonial (Colibri, 2003);
Barbosa Machado, in Biblioteca Lusitana (1752);
N. M. Pereira in Compêndio Narrativo do Peregrino da América (1939).
Descrição:
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1991. In-4º de 218-(1) págs. Brochado. Em excelente estado de conservação.
Descrição:
Coimbra, 1941-In-8º de 117-III págs. Brochado, com manchinhas de humidade e picos de acidez. Carimbo de posse no anterosto, exemplar com sinais marginais de manuseamento, lombada com ligeira perda de papel à cabeça.
PRIMEIRA EDIÇÃO, justamente apreciada e já muito invulgar.
Descrição:
Na Typographia da Academia R. das Sciencias, Lisboa, 1824. In-8º de VII-262 págs. Encadernação meia inglesa em pele castanha, com dizeres dourados na lombada, ligeiramente ressequida. Corte das folhas carminado. Preserva a sonoridade original do papel. Nítida impressão sobre papel encorpado de linho. Rúbrica de posse antiga a tinta roxa no frontspício.
Segunda edição INVULGAR, impressa três anos após a primeira edição.
Descrição:
Na Imprensa Nacional, Lisboa, 1842. In-8.º de 63-(1) págs. Encadernação moderna inteira em papel pintado em tina manual, com dizeres a ouro em rótulo em pele na lombada.
Ilustrado em extra-texto com 8 litografias anunciadas no frontispício foram executadas na Lith. da Imp. Nacional e desenhadas por Miguel Ângelo Lupi. Desconhecemos se teve capas de brochura.
RARO.
Descrição:
Livraria Clássica Editora, Lisboa, 1923 e 1926. In-8º de 3 volumes com 335, 309 e 340 págs. encadernação coeva, meia inglesa em pele castanha com dizeres dourados na lombada. Preservam as capas de brochura. Ligeiro aparo marginal.
Descrição:
Livraria Bertrand, Lisboa, 1979. In-8º de 195-83) págs. Brochado. Capa de Manuel Dias. Ligeiros sinais de manuseamento e amarelecimento do papel, próprio da sua qualidade sob acção do tempo. Rúbrica de posse na página de rosto.
PRIMEIRA EDIÇÃO.
Descrição:
(Typographia Minerva, Vila Nova de Famalicão, 1916). In-8º de 64 págs. Encadernação meia francesa em pele azul, sem cantos, com dizeres dourados na lombada. Preserva capas de brochura e ainda duas folhas em papel vermelho de anúncios ao periódico O Tripeiro. Ilustrado à parte, sobre papel couché, com fotografia de Camilo em 1870, retrato do impressor António José da Silva e um fac-simile do frontspício da edição original de A Infanta Capelista. Belíssima edição com tipos estilizados e vinhetas tipográficas dispostas assimetricamente, à cabeça da página no início de cada colaboração, fazendo-se ainda acompanhar por letras capitulares de grandes dimensões e estilizadas com paisagens florísiticas. Aparo marginal generalizado e rubrica de posse na capa e primeira página. Ocasionais e insignificantes picos de humidade. Belo exemplar, bem preservado.
Carvalho (2002), 256; José dos Santos (1939), 795.
Descrição:
Edições 70, Lisboa, 1974. In-8º de 220-(3) págs. Brochado.
PRIMEIRA EDIÇÃO.
Descrição:
Typ. d' O Rebate, Covilhã, 1899. In-8º de 232 págs. Encadernação moderna em percalina azul com dizeres dourados na lombada. Conserva ambas as frágeis capas de brochura. M;argens intactas. Manchinhas de humidade antiga ao longo do exemplar. Vestígios de um carimbo a óleo na capa anterior, esta reforçada/espelhada no verso.
Ilustrado com retrato do autor e as armas da cidade da Covilhã - a "primitiva" e da "Casa da Camara". De RARO aparecimento no mercado livreiro. Erros tipográfico de impressão da página 222 a 229 (constando 122 a 129).
Descrição:
Prelo, Lisboa, 1970. In-4º de (16)-734-(18) págs. Encadernação editorial com pastas lavradas a ferros dourado na lombada e na pasta anterior . Sem a sobrecapa de protecção. Em excelente estado, muito ilustrado em separado, apresentando ainda grandes mapas desdobráveis com distribuições geográficas dos diferentes grupos e etnias.
Descrição:
Typographia Aurora do Cavado, Editor R.V., Barcellos, 1894. In-8º de 2 tomos encadernados num volume com 253 e 84 págs. respectivamente. Encadernação moderna inteira de percalina azul com dizeres dourados na lombada. Impressão sobre papel encorpado, ligeiramente acidificado sem no entanto perder, em nada, a sua rigidez e estrutura sólida primitiva. Aparo marginal, insignificante e muiti ténue mancha que ocupa o terço inferior das páginas. Apesar dos defeitos apontados, é um belíssimo exemplar deste livro já raro no mercado, com tiragem reduzida.
Edição original conservando ambas as capas de brochura, restauradas na charneira.
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1823. In-4º de XI-109-(1)-174-(8) págs. Dois títulos encadernados num único tomo
Brochado por aparar e inteiramente por abrir, preservadno a brochura original. Mantem a sonoridade original do papel. Exemplar muito fresco, limpo e limpo.
Descrição:
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernação coeva em pele com pastas decoradas com papel pintado. Leves manchas ao longo do miolo, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar desta já OBRA MUITO RARA.
Descrição:
In-8º de 25 págs. Br. S.l. 1914. Br. (aliás,DEBOUT SUR L'OEUF - Livraria Alfarrabista Miguel de Carvalho, Coimbra, 2007). Edição limitada a 200 exemplares.